Sucesso: a resposta mais inusitada e genial sobre ser bem sucedido!

Por Celina Omori | O segredo do sucesso

ago 09

O meu propósito de vida se dá, com toda certeza, quando no meu dia, naquele momento que você diz “está na hora de focar”, você encontra uma inspiração que destrói tudo que você vinha construindo.

E hoje, foi um dia desses.

Lendo “Grandes decisões sobre pessoas” de Claudio Fernández-Aráoz, para complementar meus estudos para o curso do projeto ClareSer “Escola de Liderança”, eu encontro um parágrafo que me fez refletir como nunca, sobre o sucesso.

Claudio Fernández-Aráoz, relata como foi sua entrevista com um dos maiores executivos da época chamado Egon Zehnder. Egon tornou-se referência em desenvolvimento de pessoas ao criar uma empresa modelo e se preocupar em sempre participar da contratação de cada funcionário de sua consultoria, mesmo depois de atingir grandes sucessos. É conhecido como o fundador da profissão “consultor”. Todo seu conhecimento, motivou Claudio a fazer logo no início da entrevista com Egon a pergunta mais importante “O que faz uma pessoa ser bem sucedida?”. Não poderia ser mais inusitada a resposta de Egon para a pergunta: “Sorte.” Mais curioso ainda, foi como leitora observar a reação do escritor frustrado e sem compreender o que ouviu.

No livro, fica claro que Claudio, tentou entender melhor o que Egon respondeu, porém a questão na entrevista se esvaziou em outros assuntos e ele não conseguiu elaborar a resposta que ouviu.

Talvez Claudio não tenha compreendido a genialidade na resposta de Egon. Para mim, ela foi devastadora.

A primeira coisa que surgiu na minha mente foi: “Como uma das maiores referências de sucesso no mundo corporativo, diz algo tão simples?”

Aqui se deu o encontro que sempre me relembra o porquê gosto tanto de viver: para ser desconstruída.

“Sorte” é o que qualquer um de nós, exploradores do mundo corporativo, menos espera ouvir e menos acredita para o caminho do sucesso. Conheço inúmeras pessoas que iriam refutar esta resposta com todas as suas forças, inclusive eu.

Mas vindo de uma figura tão respeitada, me obrigou a entender o que isso significa.

A grande beleza na resposta de Egon, foi a sua simplicidade.

Ao dizer que o sucesso está ligado essencialmente a sorte, Egon, nos ensina que sucesso, está longe de ser algo que nós podemos controlar. Uma ideia que deixa qualquer grande ego desconcertado.

Mas se não podemos controlar nosso sucesso, o que é o sucesso então? Ele é uma benção. Sucesso é um conjunto de bênçãos do universo. Você estar vivo é sorte, é destino. Antes do sucesso, vem a vida. Antes do sucesso vem a saúde. Antes do sucesso, vem as pessoas que você conhece, os pais que teve, a educação que alguém pode te pagar, as influências que foi exposto, as oportunidades que foram colocadas a ti.

Egon, ao dizer que sorte é o segredo do sucesso, humildemente disse que sucesso não é possível para todos e ao mesmo tempo disse que é para qualquer um, pois antes dele, vem tudo aquilo que o universo colocou para você.

Isso significa que se você não teve sucesso, é porque nasceu talvez em um país pobre, uma família carente, sem oportunidades, sem recursos, que não puderam ou não quiseram dar os estímulos que você precisava.

Ao resumir Sucesso a Sorte, Egon democratizou a todos a possibilidade de ter sucesso, porém, sabendo das várias possibilidades de sermos parados no caminho da jornada chamada Vida, também nos ensinou que ele, o sucesso, em primeiro lugar NÃO está totalmente no nosso controle.

Com esse desencontro, Egon nos lembrou que estarmos vivos é uma benção por si só e esta benção controla toda e qualquer possibilidade de existir sonhos ou desejos em cada um de nós.

Por isso, no fim do dia de hoje, faça como eu, agradeça pela sorte de ter tido a possibilidade de tudo que possui em sua vida, pois sem essa benção, você não teria nada.

Sobre o autor

Graduada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com especialização em Linguística – Aquisição e Aprendizagem da Linguagem, começou a formação explorando as teorias de aprendizagem e formação humana, com grande interesse principalmente na psicologia e pedagogia. Encontrou no universo da educação o que futuramente seria sua maior habilidade e paixão: formar pessoas. Responsável por elaborar e ministrar treinamentos, desenvolver e reter talentos, planejamento estratégico, reestruturação de processos operacionais, definir e acompanhar indicadores gerenciais. Atualmente, atua apenas como mentora e consultora, auxiliando pessoas a desenvolverem técnicas de soluções de problemas e construção de relacionamentos para uma descoberta além das habilidades comportamentais, mas principalmente para um desenvolvimento completo físico, intelectual, comportamental e social.