Como a palestra de Brené Brown sobre conexão explica como nos relacionamos hoje em dia.

Por Celina Omori | Uncategorized

fev 24

A palestra “O Poder da Vulnerabilidade” de Brené Brown, viralizou na internet com mais de 46 milhões de views na famosa plataforma online TED Talk.

E como esta palestra se relaciona com a frase do post? O que elas estão nos dizendo?

Que somos na essência seres que buscam trocas afetivas, porém, estamos blindando nossos corações impedindo que essas trocas aconteçam.

Grande parte da nossa jornada aqui se definirá pelos afetos que construímos ou que fomos incapazes de construir.

Os traumas, as frustrações e os medos, criam armaduras e máscaras em nós e não os enxergar, impossibilita qualquer construção de conexão verdadeira.

Brené Brown, ao buscar na sua pesquisa entender a conexão humana, percebe que o único caminho de se construir conexão é tendo a coragem de tirar essas armaduras e máscaras e permitir que o outro veja nossas vulnerabilidades.

E para isso, você precisa aceita-las e assumi-las primeiro para você.

Lidar com suas vulnerabilidades, conhece-las, te fará ter a tão difícil coragem de abri-las quando você for se relacionar com outras pessoas.

Brené chama de “corações-plenos” essas pessoas que não temem suas vulnerabilidades e desse movimento, constroem conexões profundas com outras pessoas.

E você? Esconde a qualquer custe suas vulnerabilidades para si mesmo e consequentemente para os outros? 

O que vem fazendo para buscar as conexões afetivas da sua vida?

Sobre o autor

Graduada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com especialização em Linguística – Aquisição e Aprendizagem da Linguagem, começou a formação explorando as teorias de aprendizagem e formação humana, com grande interesse principalmente na psicologia e pedagogia. Encontrou no universo da educação o que futuramente seria sua maior habilidade e paixão: formar pessoas. Responsável por elaborar e ministrar treinamentos, desenvolver e reter talentos, planejamento estratégico, reestruturação de processos operacionais, definir e acompanhar indicadores gerenciais. Atualmente, atua apenas como mentora e consultora, auxiliando pessoas a desenvolverem técnicas de soluções de problemas e construção de relacionamentos para uma descoberta além das habilidades comportamentais, mas principalmente para um desenvolvimento completo físico, intelectual, comportamental e social.