Como controlar sua ansiedade?

Por Celina Omori | Uncategorized

mar 25

Como gerir minha Ansiedade?

“A.C.A.L.M.E.-S.E.”

(Adaptada por Bernard Rangé, professor de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da UFRJ.)

ACEITAR é o primeiro passo para uma mudança. Permaneça no presente e aceite as sensações da ansiedade em seu corpo.

CONTEMPLE as coisas ao seu redor confiando que seu organismo irá cuidar de tudo. Torne-se um observador da ansiedade, afastando a mente dela.

AJA continuamente como se não estivesse
ansioso. Diminua o ritmo com que faz as coisas, mas mantenha-se ativo.

LIBERE o ar de seus pulmões. Respire devagar, calmamente, inspirando o ar pelo nariz contando até 3 e expirando longa e suavemente pela boca contando até 6 sem soprar o ar. Deixe ele sair naturalmente. Repita este exercício várias vezes.

MANTENHA os passos anteriores repetidamente. Continue a aceitar sua ansiedade; contemplar o exterior; agir com ela como observador e respirar calmamente.

EXAMINE seus pensamentos. Você deve estar antecipando coisas catastróficas. Lembre-se de que nas outras vezes em que se sentiu assim elas não aconteceram. Busque fatos e racionalize estes pensamentos para entender o que é real e o que não é.

SORRIA, você conseguiu! Usando estes recursos, sozinho, conseguiu acalmar-se e superar este momento desagradável e assustador. Você está aprendendo a lidar com essas sensações desagradáveis. Parabéns!

ESPERE o melhor. Evite o pensamento fantasioso de que nunca mais terá ansiedade. Ela é necessária para viver sem que precise ficar alta demais. Da próxima vez que a experimentar saberá que ela é um “amigo” que avisa que há algo perturbando e não um inimigo que vai matá-lo ou enlouquecê-lo!

Lute conosco a batalha pela Saúde Mental: PEÇA AJUDA, OFEREÇA AJUDA, INDIQUE POR AJUDA.

Sobre o autor

Graduada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com especialização em Linguística – Aquisição e Aprendizagem da Linguagem, começou a formação explorando as teorias de aprendizagem e formação humana, com grande interesse principalmente na psicologia e pedagogia. Encontrou no universo da educação o que futuramente seria sua maior habilidade e paixão: formar pessoas. Responsável por elaborar e ministrar treinamentos, desenvolver e reter talentos, planejamento estratégico, reestruturação de processos operacionais, definir e acompanhar indicadores gerenciais. Atualmente, atua apenas como mentora e consultora, auxiliando pessoas a desenvolverem técnicas de soluções de problemas e construção de relacionamentos para uma descoberta além das habilidades comportamentais, mas principalmente para um desenvolvimento completo físico, intelectual, comportamental e social.