Como ajudar pessoas em sofrimento emocional?

Por Celina Omori | Uncategorized

mar 26

Quando situações de crise ocorrem em nossas comunidades, países e no mundo, sentimos vontade de estender uma mão amiga aos que foram afetados.

Mas como podemos ajudar de forma assertiva outras pessoas sofrendo emocionalmente?

A OMS criou um guia que abrange os primeiros cuidados psicológicos, envolvendo assistência humana e de ajuda prática para apoiar indivíduos que estão sofrendo de extrema angústia em situações de crise.

O guia está disponível no site da OMS em todas as línguas. Lê-lo com calma fará você compreender melhor como pode ajudar pessoas em sofrimento.

Um dos fatores principais que influenciam no processo de ajuda a pessoas em sofrimento é ter uma COMUNICAÇÃO ADEQUADA seguindo algumas dessas dicas:

*Tente encontrar um lugar silencioso para conversar sem distrações externas.

*Respeite a privacidade e a confidencialidade da história da pessoa.

*Esteja perto, mas mantenha uma distância apropriada de acordo com a idade, o gênero e a cultura da pessoa.

*Mostre que você está ouvindo, balançando sua cabeça ou dizendo palavras que mostrem que você está ouvindo e acompanhando.

*Fique calmo, paciente e não pressione a pessoa a falar.

*Seja honesto sobre o que você sabe e não sabe. “Eu não sei, mas eu vou me informar sobre isso para você. ”

*Reconheça como elas estão se sentindo dizendo: “Eu lamento pelo que houve. Posso imaginar o quão triste isso é para você. ”

*Permita o silêncio.

Lute conosco a batalha pela Saúde Mental: PEÇA AJUDA, OFEREÇA AJUDA, INDIQUE POR AJUDA.

Sobre o autor

Graduada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com especialização em Linguística – Aquisição e Aprendizagem da Linguagem, começou a formação explorando as teorias de aprendizagem e formação humana, com grande interesse principalmente na psicologia e pedagogia. Encontrou no universo da educação o que futuramente seria sua maior habilidade e paixão: formar pessoas. Responsável por elaborar e ministrar treinamentos, desenvolver e reter talentos, planejamento estratégico, reestruturação de processos operacionais, definir e acompanhar indicadores gerenciais. Atualmente, atua apenas como mentora e consultora, auxiliando pessoas a desenvolverem técnicas de soluções de problemas e construção de relacionamentos para uma descoberta além das habilidades comportamentais, mas principalmente para um desenvolvimento completo físico, intelectual, comportamental e social.

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